quarta-feira, 27 de maio de 2009

Fechamento Brasil!


Finalmente, após alguns dias no aguardo de fotos, nosso “primeiro” post!


Hoje tivemos fechamento de aulas sobre Brasil.
Depois da gastronomia serrana italiana, serrana alemã, catarinense, paranaense, paulista, carioca, capixaba, mineira e baiana terminamos com a gastronomia do “resto” do nordeste.
Vou destacar dois pratos preparados em aula:


Carne seca com purê de “ jerimum” e aipim palha



Particularmente, o melhor do dia.

Um pouco “trabalho escravo” fazer o aipim palha [recebemos aipim congelado, daí neh, quase uma esponja], cortando em julienne e tal embora o resultado final tenha sido bem satisfatório;

O purê de “jerimum” leva leite de côco [vício/] e no caso foi feito com abóbora [não é piada, é “a minha faculdade”], portanto não vou dar minha opinião;

Deixo claro que carne seca não é um dos meus ingredientes preferidos, mas nesse prato me agradou e muito... simples e com sabor super agradável, o famoso “gostinho de quero mais”;


O segundo prato em destaque:
Bolo de rolo


Tá deixo claro, também, que pra mim doce algum supera algo que leve goiaba, NADA!
Basicamente uma massa levíssima, recheada com goiabada diluída em água;
Quem alguma vez na vida fez rocambole vai entender: quando sai do forno tem que ser colocada sobre um pano polvilhado com açúcar [básicoafuh/];
Meu, apaixonei total, tipo vai rola de fazer sempre, porque além de não exigir muuito trabalho fica com sabor/consistência INCRÍVEL!
Rolou também baião de dois, tapioca e cartola. Todos têm seu valor, mas pra mim, esses dois foram os melhores.
:*

4 comentários:

  1. CADÊ O OUTRO POST MARIA EUGÊNIA????

    ResponderExcluir
  2. pode comentar aqui? hahaha. vi o link e não pude deixar de entrar pra dar uma conferida! tá que esse é um post velho, qual o problema? enfim, tive que passar pra falar do bolo de rolo, como boa recifense que sou :) tem coisa melhor? bem, deve até ter..mas que eu AMO de paixão, isso é um fato!
    beijos bibis e amigas de bibis haha :*

    update: o bolo de rolo foi declarado patrimônio cultural e imaterial de pernambuco em 2008

    ResponderExcluir
  3. pode comentar aqui? hahaha. vi o link e não pude deixar de entrar pra dar uma conferida! tá que esse é um post velho, qual o problema? enfim, tive que passar pra falar do bolo de rolo, como boa recifense que sou :) tem coisa melhor? bem, deve até ter..mas que eu AMO de paixão, isso é um fato!
    beijos bibis e amigas de bibis haha :*

    update: o bolo de rolo foi declarado patrimônio cultural e imaterial de pernambuco em 2008

    ResponderExcluir
  4. AAH, não tinha lido a parte de cima, Carne seca com purê de “ jerimum” e aipim palha é a mesma coisa que: charque, com qui-baby (nunca tinha escrito essa palavra, com certeza não é assim que se escreve, mas enfim) e macaxeira assada é? juuuuuááá, adoro esses nomes.
    e outra, jerimum né a mesma coisa que abóbora não? beijos novamente (:

    ResponderExcluir